Érick Jacquin inaugura restaurante em São Paulo

No mês de dezembro de 2019, a cidade de São Paulo foi presenteada com um novo restaurante no bairro do Jardins, o Président, que tem à frente da cozinha o chef francês Érick Jacquin. Ele, que é jurado do MasterChef Brasil e apresentador do programa Pesadelo na Cozinha (TV Band), vive no Brasil desde 1994 e já foi reconhecido pela revista Forbes como uma das 25 celebridades mais importantes do país. 

O novo restaurante do chef, que tem como sócios os empresários Orlando e Silvia Leone, vai oferecer pratos da gastronomia francesa contemporânea e tem capacidade para 58 lugares na parte de baixo e mais 40 na parte de cima, que é reservada para eventos. O Président traz um conceito inovador, com a cozinha aberta para o salão, permitindo que os clientes acompanhem o preparo dos pratos pelo chef e sua equipe. 

Os clientes podem conversar comigo na bancada enquanto eu preparo os pratos. É como se estivem na cozinha da minha casa. Eles vão estar bem perto de mim. Eu nunca vi um restaurante assim, mas sempre quis esse formato. E na parte de cima vai ter o Clube dos Ministros para eventos sociais e corporativos. Nesse espaço também quero fazer cursos de culinária”, afirma Érick Jacquin.  

Ao todo, o cardápio conta com várias opções de pratos e drinques, que são preparados pela equipe de bar. “Para surpreender os clientes eu vou sempre mudar o menu e trazer novidades”. 

 

Gastronomia e arte


Além disso, Jacquin, que é apaixonado por obras de arte, fez questão de reservar espaços no restaurante que vão receber trabalhos de artistas. Na entrada principal, por exemplo, três quadros gigantes do artista visual Flávio Rossi trazem capturas de imagens mesclando um pouco da França com o Brasil e mostram uma parte da história do chef Jacquin. As imagens também ilustram as capas do cardápio da casa. Flávio desfragmentou o quadro ‘La Dance’, do artista francês Henri-Émile-Benoît Matisse, mesclando, por exemplo, imagens das obras de Portinari ao lado de Napoleão, além de Tom Jobim, Edith  Piaf, Picasso, Renoir, Van Gogh e outros. 

Érick Jacquin é um dos chefs franceses mais renomados em atividade no Brasil. Como empreendedor possui uma significativa experiência no segmento, inclusive tendo sido proprietário do lendário e premiadíssimo restaurante “LaBrasserie”, em São Paulo. O chef também é consultor responsável dos restaurantes “Le Bife” (na capital paulistana, no bairro Itaim Bibi) e “La Brasserie de la mer” (em Natal, no Rio Grande do Norte). e traz um conceito totalmente inovador. Na Internet, conquistou milhões de seguidores com seu jeito divertido e irreverente. De olho no futuro, aderiu ao Youtube, onde tem quase 1 milhão de inscritos em apenas 4 meses de canal.